O que é reiki?

O reiki, palavra japonesa que significa energia vital universal, é uma aplicação de energia-luz que harmoniza a saúde física, emocional, mental e espiritual. Restaura, equilibra e aperfeiçoa o campo energético do corpo, sem a interferência da energia do terapeuta, que apenas canaliza a existente no universo para pontos desequilibrados do receptor.Com toques sutis das mãos, o reiki cria um estado de harmonia e bem-estar na pessoa.
No aprendizado, o aluno, primeiro, é preparado para canalizar para si a energia cósmica. A partir daí, o "reikiano" pode começar a usar as técnicas assimiladas para benefício próprio e também para o próximo. No início você tem de ser o seu próprio mestre para depois, se quiser, compartilhar com outras pessoas essa energia.
A terapia alivia dores físicas, combate o estresse, a ansiedade, o medo, equilibra o sono, não tem contra-indicações e complementa outros tratamentos médicos. As pessoas que utilizam a medicina tradicional ou a acupuntura, por exemplo, alcançam bons resultados com o reiki.
Alguns grupos religiosos rejeitam o reiki e acreditam que se assemelha a uma religião. O reiki é apenas uma terapia natural, não tem nada de religioso nem filosófico.
A terapia não envolve nenhum dogma religioso, podendo ser utilizada por budistas evangélicos e espíritas e quem mais quiser usar de seus benefícios. Reequilibra energia do corpo e combate o estresse
Princípios do reiki criados por Mikao Usui a partir de seus estudos de escritos antigos em sânscrito:
1.Hoje eu abandono a raiva;
2.Hoje eu abandono as minhas preocupações;
3.Hoje eu conto com todas as minhas bênçãos;
4.Hoje eu faço o meu trabalho honestamente;
5.Hoje eu sou gentil com todas as criaturas vivas.
Todas as pessoas podem aprender a tecnica reiki desde que a técnica da sintonização (canalização da energia) seja ensinada por um bom mestre de reiki.
Os chacras são os principais receptores de energia, mas no nosso atribulado dia-a-dia nem sempre estão sintonizados para recebê-la naturalmente.
Quando nos sentimos desenraizados e estressados, muitas vezes buscamos energias mais puras no campo ou na praia. Em contato com a natureza, podemos nos recuperar energeticamente, por isso, na maioria das vezes, nos sentimos mais harmonizados.Além da energização pelo toque, o reiki pode ser enviado à distância. Mas para alcançar esse estágio, o aluno precisa ter feito o primeiro nível da iniciação.